O verão está aí. E há quem goste de aproveitar os dias quentes dando um mergulho da piscina lá de casa depois do trabalho, desfrutando também do espaço ao ar livre e de momentos de relax e diversão, seja sozinho, com a família ou amigos. Mas a verdade é que comprar casa com piscina não é para todos os bolsos. Segundo o estudo do idealista, comprar um apartamento com piscina em Portugal é, em média, 79% mais caro do que comprar casa sem esta comodidade, a par de outras que este tipo de imóveis costuma oferecer. E há pouca oferta de casas com piscina em Portugal, já que apenas 11% dos apartamentos anunciados na plataforma imobiliária em julho dispõe de piscina como extra.
Lisboa é a cidade onde a diferença de preço entre comprar um apartamento com ou sem piscina é maior, custando mais 86% os que dispõem desta comodidade. Também no Porto as casas com piscina são 53% mais caras do que os apartamentos sem.
As diferenças de preço das casas à venda com e sem piscina são também elevadas em Leiria (43% mais caras), Viseu (38% mais caras), Aveiro (36% mais caras), Coimbra (32% mais caras). Já com uma diferença de preços inferior a 30% comparando as casas à venda com e sem piscina está Faro (21% mais caras), Funchal (18% mais caras), Évora (8% mais caras) e Vila Real (1% mais caras).
A má notícia é que também existe uma escassa oferta de casas com piscina à venda em Portugal. É no Funchal onde mais existem apartamentos à venda com piscina (34%). Seguem-se Faro (25%), Lisboa (10%), Évora (7%), Porto (4%), Vila Real (2%), Leiria (2%) e Aveiro (2%).
Já as cidades com menos oferta de casas para comprar com piscina são Coimbra e Viseu (1% em ambas), aponta o mesmo estudo com dados de julho.
Metodologia
Para a elaboração deste estudo, o idealista analisou o preço absoluto dos apartamentos à venda em Portugal, excluindo as moradias. Para o estudo, foram apenas analisadas as capitais de distrito onde a amostra fosse representativa no mês de julho.