Imobiliário adapta-se a altos juros: como aproveitar as oportunidades?

Os mercados imobiliários de todo o mundo foram afetados pelas taxas de juro mais elevadas nos últimos anos. O número de transações caiu e houve um ajuste em baixa dos preços de vários tipos de imóveis. Embora já haja sinais de recuperação em algumas geografias, como é o caso da europeia, todo este contexto criou uma série de oportunidades imobiliárias para investidores. Descobre quais são neste artigo.

Numa altura em que os juros continuam elevados – embora o Banco Central Europeu já tenha iniciado a sua rota de corte dos juros (com trajeto incerto) e a Reserva Federal dos EUA já esteja a preparar o primeiro alívio das taxas -, o mercado imobiliário apresenta várias oportunidades de longo prazo para os investidores.

Agora, “os investidores devem posicionar-se para tirar partido das oportunidades que surgem em todos os mercados, setores e estruturas de investimento”, acredita Kieran Farrelly Head of Global Solutions, Real Estate, na Schroders, citado em comunicado.

As janelas de oportunidades no imobiliário mundial resumem-se nas seguintes, tendo em conta a atual conjunta macroeconómica, segundo refere o especialista da Schroders:

  • Maior oferta de ativos reavaliados em várias geografias (e com maiores das taxas de rendibilidade): há oportunidades “imediatas” nos mercados que registaram a valorização mais rápida, como o Reino Unido, região nórdica europeia, EUA e outros mercados da Europa continental, que se estão a ajustar aos juros mais elevados. Também na região da Ásia-Pacífico existem oportunidades cíclicas em mercados que se alinham com a recuperação tardia da China;
  • Classes de imóveis oferecem proteção contra a inflação: os ativos industriais e logísticos estão a valorizar e parecem estar a estabilizar, embora continuem a ser apoiados por fundamentos estruturais de longo prazo. Por outro lado, a hotelaria e o auto-armazenamento também são capazes de gerar um crescimento real se houver uma boa gestão operacional;
  • Preços atrativos no setor imobiliário secundário: “Existem oportunidades secundárias com descontos substanciais, por exemplo no Reino Unido, devido a uma série de vendas motivadas de planos de pensões definidos, e mais seletivamente a nível mundial para veículos de investimento a prazo definido com possibilidades de amortizações substanciais”, destacam no documento.
  • Oportunidade para acrescentar valor aos imóveis em termos de sustentabilidade e alterações consoante as preferências dos ocupantes;
  • Fundamentos de vários setores imobiliários continuam a ser “favoráveis, uma vez que a nova oferta está largamente limitada para além deste ano e do próximo, devido aos elevados custos de financiamento da dívida e de construção”, aponta;
  • Fundos imobiliários de private equity poderão produzir retornos acima da média, dado que os mercados tendem a recuperar após as correções de preços.

Junte-se à discussão

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Compare listings

Comparar