Vamos começar este texto com uma frase tipica “Quem casa quer casa!”. Apesar de ter a consciência de que o significado desta frase é muito abrangente, com o intuito de desejar que o casamento seja a efetivação do companheirismo e o compartilhamento de uma vida por um objetivo comum de felicidade, a máxima da frase também é verdadeira e quem está a pensar casar precisa de um imóvel para residir e compor a sua família.
O primeiro passo para essa escolha é pensar na dinâmica diária do casal e levar em consideração tempo de deslocamento para o trabalho, ideação de ampliar a família, se precisam de escritório, se já tem ou pretendem ter animais de estimação, qual valor que desejam investir… Enfim, as perguntas são infinitas, o diálogo é de extrema importância, atentar à necessidade de cada um dos intervenientes individualmente e a família em formação como um todo.
Após o levantamento de necessidades ficará mais fácil decidir o melhor locar para residirem e se tipo de imóvel é um apartamento ou uma vivenda.
Alguns motivos que levam os noivos à escolha de um apartamento é a segurança, principalmente se a dinâmica diária do casal envolver passar o dia fora e/ou realizar viagens. Além disso, em regra, apartamentos exigem um investimento inicial menor, manutenção e possível remodelação mais em conta e IMI ser mais barato e por isso são, na maioria das vezes, a escolha para a primeira residência do casal.
Já as casas são escolhidas por casais que desejam ampliar a família logo após o casamento, também pretendem receber amigos e familiares, pois normalmente esses imóveis possuem áreas maiores, possibilitando o paisagismo em jardins, ter uma piscina privativa, ou até mesmo, mais de um animal de estimação