Na hora de escolher uma nova casa para viver, a localização continua a ser um fator chave (a par do preço). E toda a envolvente da zona conta, desde os parques verdes aos transportes, passando pelos serviços e infraestruturas culturais, de mobilidade e de lazer. Para as famílias que têm filhos há outro ponto a considerar: as escolas.

Quem quer morar junto aos estabelecimentos de ensino mais bem classificados no ranking das escolas de 2023 – públicos e privados – vai deparar-se com uma concorrência alta e uma oferta de habitação cada vez menor, sobretudo, de casas para arrendar, uma tendência que tem elevado os preços. Para perceber como se vive ao lado das melhores escolas do país, o idealista/news mergulhou nos dados e conta tudo.

Situam-se em Lisboa, no Norte e Centro de Portugal. As cinco escolas secundárias públicas e privadas – num total de 10 – mais bem classificadas nos exames nacionais em 2022 distribuem-se pelos concelhos do Porto, Matosinhos, Braga, Coimbra, Lisboa e Vouzela. E têm médias nos exames nacionais superiores a 15,59 valores no caso das privadas e 13,43 valores no caso das públicas, tal como mostra o ranking das escolas de 2023 elaborado pelo Público em parceria com a Católica Porto Business School.

Melhores escolas de Portugal
https://www.pexels.com/es-es/foto/escritorio-internet-sentado-mesa-4144099/Foto de Julia M Cameron@ Pexels

Após a divulgação dos rankings das escolas em 2023 e antes que venha o próximo ano escolar, o idealista/news procurou saber quanto custa viver junto às melhores escolas secundárias do país (5 públicas e 5 privadas), analisando à lupa a evolução da procura e da oferta de casas, bem como dos preços, tanto para comprar como para arrendar. E explicamos ainda quanto custa ter um crédito habitação para comprar casa em cada zona. As cinco escolas mais bem classificadas nos exames nacionais são privadas, sendo preciso descer à 12ª posição para encontrar a melhor escola pública, seguindo o mesmo ranking que contabilizou 575 estabelecimentos com, pelo menos, 54 provas realizadas em 2022. Vem daí nesta viagem pelas melhores escolas públicas e privadas do país.

Escolas Privadas: estas são as 5 melhores do país

1.º Grande Colégio Universal, Porto

Viver e estudar no Porto
Google Maps

É na Rua da Boa Vista, junto ao centro do Porto, que se situa a escola secundária privada que obteve melhor média na classificação dos exames de acesso ao ensino superior, 16,36 valores em 2022 (14,57 valores em 2021, ano em que esteve na 13ª posição geral). Este estabelecimento de ensino está mesmo no 1.º lugar entre as escolas de ensino secundário (públicas e privadas).

Mas viver junto ao Grande Colégio Universal – que pertence à União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória – não é para todas as carteiras. Aqui comprar casa teve o custo de 3.829 euros por metro quadrado (euros/m2) no primeiro trimestre de 2023, um valor 8% superior face ao mesmo período do ano passado e 21% superior ao primeiro trimestre de 2019 (antes da pandemia), segundo mostram os dados do idealista/data.

Por detrás deste aumento dos preços das casas à venda está uma alta procura para uma oferta habitacional cada vez menor, uma realidade que também se verifica no mercado de arrendamento nesta freguesia no centro da Invicta. Por conseguinte, as famílias que procurarem uma casa para viver nesta zona e quiserem por os filhos a estudar no Grande Colégio Universal deverão pagar 17,2 euros/m2 por mês, em termos medianos, para arrendar uma habitação.

 

2.º Colégio Efanor, Matosinhos

Viver em Matosinhos
Google Maps

A segunda melhor escola privada do país (e no ranking geral) é o Colégio Efanor, situado na União das freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, em Matosinhos. Aqui os alunos obtiveram uma média nos exames nacionais de 16,20 valores em 2022, um valor superior ao registado em 2021 (16,07 valores) que lhe valeu a mesma posição no ranking das escolas.

Comprar casa junto a este colégio privado tem ficado cada vez mais caro desde pelo menos 2019, tendo o preço mediano fixado-se nos 2.717 euros/m2 no arranque de 2023. E também arrendar casa ficou 52% mais caro do que antes da pandemia, custando agora cerca de 11,6 euros/m2.

No caso do arrendamento, tem-se verificado um acentuado desequilíbrio entre a baixa oferta e alta procura nesta freguesia de Matosinhos. Já no caso da venda, a procura de casas está a cair desde o verão de 2022, o que tem ditado o aumento da oferta de casas disponíveis no mercado, revelam os dados. Por detrás desta tendência, pode estar o aumento das taxas de juro e a alta inflação, que tem arrefecido a venda de casas e a contratação de novos créditos habitação um pouco por todo o país.

 

​​​​​​​3.º Colégio D. Diogo de Sousa, Braga

Viver e estudar em Braga
Google Maps

Foi o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, que ficou no terceiro lugar do ranking dos exames nacionais, com uma média de 16,18 valores (15,86 valores em 2021). Esta classificação permitiu-lhe permanecer na mesma posição geral do ano anterior.

Este colégio privado situa-se na freguesia de São Vicente, onde comprar casa custou 1.852 euros/m2 no início de 2023, mais 19% que no mesmo período de 2022. Face a 2019, antes da pandemia, os preços das casas à venda subiram 74%, indicam a amostra recolhida pelo idealista/data.

O que também salta à vista é que há cada vez menos casas disponíveis para vender nesta freguesia de Braga, tendo a oferta descido 33% num ano. E também a procura das famílias tem vindo a arrefecer quase na mesma medida. Esta tendência pode ajudar a explicar a ligeira descida dos preços das casas entre o início de 2023 e o final de 2022 (-2%).

No caso do arrendamento, a última amostra representativa disponível para a freguesia de São Vicente remonta ao último trimestre de 2021, quando as rendas das casas se situavam, em termos medianos, nos 15,5 euros/m2 (+47% em termos homólogos), evidenciando-se uma alta procura para uma oferta de casas para arrendar escassa.

 

4.º Colégio Nossa Senhora do Rosário, Porto

Estudar no Porto
Google Maps

A quarto estabelecimento de ensino mais bem classificada no ranking das escolas é o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto. Aqui os alunos do secundário obtiveram uma média nos exames de 15,99 valores em 2022 (15,78 em 2021).

Esta escola situa-se na freguesia de Ramalde, no Porto, onde comprar e arrendar casa também está mais caro. As famílias que escolherem este colégio privado para os seus filhos estudarem e pretenderem viver perto da escola vão encontrar casas à venda, cujos preços medianos se situam nos 2.808 euros/m2. E as casas para arrendar estão nos 11,8 euros/m2/mês.

Aqui a procura de casas à venda subiu cerca de 5% num ano, enquanto a procura de casas para arrendar mais do que duplicou entre o início de 2022 e o início de 2023. Em resultado, há cada vez menos casas disponíveis em ambos os mercados.

 

5.º Colégio da Rainha Santa Isabel, Coimbra

Estudar em Coimbra
Google Maps

Viajamos até Coimbra para conhecer a quinta escola mais bem classificada no ranking geral: o Colégio da Rainha Santa Isabel. Situado a poucos metros do Parque Verde do Mondego, os alunos deste colégio obtiveram uma média nos exames de acesso ao ensino superior de 15,59 valores em 2022 (15,01 em 2021, ano em que ficaram na 6.ª posição).

Quem pretender viver na cidade dos estudantes e junto à quinta melhor escola do país deve contar com preços das casas à venda na ordem dos 2.289 euros/m2 e das casas para arrendar na ordem dos 10,1 euros/m2/mês, segundo apontam os dados do idealista/data relativos ao primeiro trimestre de 2023.

Claro está que, uma vez mais, no arrendamento a procura é bem superior à oferta. Já no caso da venda, verifica-se que há menos famílias a procurar casas para viver na União de freguesias de Coimbra do que há um ano. Mas também há menos casas à venda disponíveis no mercado, uma tendência que tem vindo a mudar ligeiramente nos últimos meses.

 

Escolas públicas mais bem classificadas no ranking são…

1.º Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Braga

Melhores escolas do país
Google Maps

É preciso recuar à 12ª posição do ranking geral das melhores escolas secundárias do país para encontrar o primeiro estabelecimento de ensino público. Trata-se da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, onde os alunos obtiveram a média de 15,11 valores nos exames nacionais de 2022, exatamente a mesma classificação que no ano anterior.

Viver junto a esta escola pública bracarense é viver na freguesia de São Victor, onde os preços das casas, quer para comprar quer para arrendar, têm vindo a crescer. No caso da compra, as casas ficaram 11% mais caras num ano, tendo o preço unitário mediano se fixado em 1.718 euros/m2 nos primeiros três meses de 2023. Esta é a tendência, mesmo verificando um arrefecimento da procura e da oferta, o que sugere que, ainda assim, a procura existente é superior ao número de casas disponíveis neste mercado.

Também arrendar casa junto à Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian ficou 36% mais caro num ano, passando a custar 8,4 euros/m2 no primeiro trimestre de 2023. A verdade é que o número de famílias que procuram viver nesta freguesia de Braga mais do que duplicou no último ano, enquanto a oferta desceu 35%.

 

2.º Escola Secundária de Vouzela, Vouzela

Melhores escolas do país
Google Maps

Voltamos ao Centro de Portugal para conhecer a segunda escola pública mais bem classificada neste ranking: a Escola Secundária de Vouzela. Esta escola está no 46º lugar no ranking geral dos exames de acesso ao ensino superior, com uma média de 13,61 valores nos exames (12,26 valores em 2021).

Esta escola situa-se na vila de Vouzela e, em concreto, na União de freguesias Vouzela e Paço de Vilharigues. Viver neste pacato concelho no Centro do país poderá ser apetecível para as famílias com filhos, que pretendam desfrutar do sossego e da qualidade de vida que a natureza oferece. Já no que diz respeito à procura, oferta e preços das casas para comprar e arrendar, esta freguesia não possui uma amostra representativa que permita tirar conclusões plausíveis.

3.º Escola Secundária do Restelo, Lisboa

Quanto custa morar em Lisboa
Google Maps

A terceira escola pública mais bem classificada neste ranking de exames nacionais é a Escola Secundária do Restelo, em Lisboa. Os jovens alunos desta escola obtiveram 13,53 valores, em média, nos exames (12,51 valores em 2021). Esta classificação valeu-lhes o 47º lugar na classificação geral (com escolas públicas e privadas).

As famílias que quiserem viver junto a esta escola pública poderão procurar casa na freguesia lisboeta onde se insere, Belém. Mas terão de se preparar para enfrentar os elevados preços de mercado: comprar casa custou 5.820 euros/m2 no início de 2023, mas já foi superior a 6.000 euros/m2 no final de 2021 e durante todo o ano de 2022, segundo revelam os dados do idealista/data. Ainda assim, a procura tem aumentado e a oferta caído.

No mercado de arrendamento, os preços das casas também têm escalado na freguesia de Belém, tendo-se situado, em termos medianos, nos 19,1 euros/m2, o maior valor de que há registo desde, pelo menos, 2019. Aqui a procura de casas para arrendar mais do que duplicou num ano, de tal forma que as habitações disponíveis têm sido absorvidas.

 

4.º Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra

Casa para viver em Coimbra
Google Maps

É em Coimbra, que se situa a escola pública que obteve a quarta melhor média ao nível nacional. Chama-se Escola Secundária Infanta D. Maria e aqui os alunos obtiveram uma classificação de 13,49 valores (12,76 valores em 2021). No ranking geral dos exames de acesso ao ensino superior, esta escola ficou em 48.º lugar em 2022.

Viver junto a esta escola significa morar junto a uma oferta de infraestruturas e serviços, como o Estádio de Coimbra e o Alma Shopping. Na freguesia Santo António dos Olivais – onde se situa a escola – encontram-se casas à venda por 2.289 euros/m2 e casas para arrendar por 8,43 euros/m2 (em termos medianos). Ambos os preços têm vindo a subir no último ano (mais na venda do que no arrendamento).

O interesse das famílias por arrendar casa tem sido superior ao de comprar – até porque os juros do crédito habitação estão em alta. E, por isso, a oferta de casas disponíveis no mercado de arrendamento caiu no último ano (-36%). Por outro lado, tem-se assistido à colocação de mais casas para vender nesta freguesia de Coimbra.

 

5.º Escola Básica e Secundária D.Filipa de Lencastre, Lisboa

Morar junto à escola
Google Maps

Voltamos a Lisboa para encerrar o ranking das melhores escolas públicas em 2022. O quinto estabelecimento de ensino público mais bem classificado foi a Escola Básica e Secundária D.Filipa de Lencastre, com uma média de 13,43 valores (12,50 valores em 2021). Esta média nos exames nacionais elevou a escola para o 50.º lugar no ranking em 2022 (esteve no 74.º no ano anterior).

Esta escola pública situa-se na freguesia do Areeiro, em Lisboa, onde comprar casa custou em termos medianos 4.553 euros/m2 no início de 2023, mais 17% do que no mesmo período de 2019. Também arrendar casa ficou mais caro entre esses foi momento, custando agora 15,7 euros/m2.

A verdade é que há cada vez mais famílias a querer viver nesta freguesia lisboeta, tendo a procura triplicado no caso do arrendamento, uma evolução que teve efeito na descida da oferta disponível, bem como uma aceleração da subida dos preços. No caso da venda de casas, a procura subiu no último ano, embora de forma mais moderada, o que levou a uma queda no número de casas disponíveis também menos acentuada do que no mercado de arrendamento.  

 

Pedir crédito habitação para viver junto às melhores escolas do país

Para perceber qual o custo do financiamento bancário para comprar casa junto às melhores escolas públicas e privadas do país, o idealista/créditohabitação calculou as prestações da casa para um crédito habitação de taxa variável financiado a 90%, com prazo a 30 anos, spread de 0,7% e Euribor a 6 meses (3,825% de junho). E os resultados estão à vista.

É nas freguesias lisboetas de Belém e do Areeiro onde comprar casa é mais caro, podendo uma habitação de 100 metros quadrados (m2) custar 582 mil euros e 455 mil euros, respetivamente. Para comprar casa junto à Escola Secundária do Restelo ou perto da Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre as famílias podem desembolsar prestações da casa que ascendem aos 2.000 euros mensais.

Logo a seguir surgem as freguesias do Porto, onde se situam o Grande Colégio Universal (Cedofeita) e o Colégio Nossa Senhora do Rosário (Ramalde). No primeiro caso, uma habitação de 100 m2 pode custar, em termos medianos, 383 mil euros, pelo que a prestação da casa chega a 1.752 euros/mês. Já em Ramalde, uma casa das mesmas dimensões tem os preços medianos de 281 mil euros, com uma prestação bancária associada de 1.285 euros/mês.

É nas freguesias de São Vicente e São Victor, em Braga, onde comprar casa é mais barato (185 mil euros e 171 mil euros, respetivamente). E também aqui as prestações da casa em julho para um crédito habitação nestas condições são inferiores a 1.000 euros mensais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *