Saiba como pode pagar menos IMI às Finanças

Milhares de portugueses pagam IMI a mais todos os anos. Mas, por outro lado, também há portugueses que estão a pagar menos IMI do que deveriam. O Contas-Poupança explica-lhe como pode fazer a simulação para saber se pode poupar ou se é melhor não fazer nada.

Em uma, duas ou três prestações, quem é proprietário de uma casa tem de pagar um imposto todos os anos à Câmara Municipal porque tem uma casa. As Finanças enviam a conta para pagar e nós pagamos. Chama-se IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis. Mas, ao contrário de outros impostos, neste podemos pedir para pagar menos.

Vamos por partes. Todas as casas em Portugal têm um determinado valor para as Finanças. Não tem a ver com o valor de mercado. É feita uma avaliação quando a casa é comprada e esse valor é mantido praticamente igual durante toda a vida. Só vai atualizando de acordo com a inflação, por exemplo. Sempre para cima, claro.

Esse valor definido pela Autoridade Tributária chama-se Valor Patrimonial Tributário e está no primeiro retângulo da sua Caderneta Predial, que pode ir buscar sempre que quiser gratuitamente ao Portal das Finanças.

O Imposto Municipal sobre Imóveis que vai ter de pagar é uma percentagem de 0,3% a 0,45% do valor desse retângulo. Cada Câmara Municipal escolhe o valor dentro deste intervalo.

A tal percentagem é calculada sobre o valor que estiver neste primeiro retângulo da sua Caderneta Predial. Portanto, interessa-lhe que esta avaliação seja sempre o mais baixa possível.

Se a simulação disser que não tem poupança, deve ficar quieto e não faz nada, porque se pedir a reavaliação vai aumentar o IMI. Não é isso que nós queremos.

O alerta que lhe queremos deixar é que para poupar no IMI do ano que vem, vai ter de fazer este pedido até 31 de dezembro. Se deixar passar um dia, já só vai poupar daqui a dois anos.

Junte-se à discussão

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Compare listings

Comparar