Como preparar a casa para 2023: da decoração à eficiência

Os objetivos que traçaste para este ano certamente requerem mais tempo de ti e mais dedicação. E por isso a casa tem de oferecer o maior conforto possível, para que o tempo que lá passas seja aconchegante e revitalizador. No caso de teres definido como objetivo abrandar o ritmo, é no conforto de casa que vais querer recuperar energia. E transformá-la é sempre uma boa opção. Mas, afinal, o que se pode fazer para mudar a casa?

Num artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, deixa algumas dicas que podes pôr em prática para preparar a casa para 2023, da decoração à eficiência.

Aumentar a eficiência energética da casa

Podemos conseguir uma melhor eficiência energética com a substituição de caixilharias. Depois só não te podes esquecer de ventilar a casa, porque vai ficar tão estanque que vais precisar de abrir 30 minutos por dia pelo menos duas janelas.

Ganhar mais iluminação com paredes de tons claros

Não deves esquecer também as tendências de cor. E para isso deves conhecer as sensações que nos transmitem, para que possas fazer a melhor escolha e adaptá-la a cada divisão.

Tendências de cores para 2023:

  • Terracota, quente e excelente para contrastes no jardim verde. Funciona muito bem em objetos de decoração no interior da casa;
  • Lilás, foi tendência em 2022 e permanecerá em 2023 como principal tom. Além de transmitir sensações como a calma e bem-estar, é considerada uma cor sem género. Pode ser usada numa grande amplitude de tonalidades, mais suave ou mais intensa;
  • Amarelo, apesar de ser vibrante transmite energia, evoca sensações de felicidade e cria uma boa conexão com tons e elementos naturais. No exterior, com parede amarelas, pode combinar com moveis mais rústicos. No interior, pode ter alguns apontamentos decorativos e apostar numas poltronas amarelas que destaquem o ambiente como jovem e tragam alguma irreverencia ao espaço;
  • Tonalidades mais neutras, são sempre uma aposta vencedora. Se optares por uma decoração mais rústica, deves investir em tons mais bege; se te identificas com um estilo mais moderno deves apostar em tons cinza-claros.

Na escolha de paredes a pintar, deves sempre ter em consideração a ilusão de ótica e o que pretendes (alongar o espaço, torná-lo mais baixo…), que tipo de iluminação terá, de onde vem a iluminação natural. Outro fator muito importante é a escolha pela qualidade: todos nós sabemos pintar, mas nem todos somos pintores. Poderá ser benéfico contratar um profissional para executar o trabalho na perfeição e usar tintas de qualidade.

Verificar o estado das infraestruturas

Outra das coisas que devemos verificar com mais frequência é o estado das infraestruturas. Já dizia o ditado: “mais vale prevenir que remediar”.

Alguns itens que não deves deixar de verificar:

  • Filtros das máquinas, quando os verificaste a última vez?
  • Filtros das torneiras, alguma vez limpaste desde que foram instaladas? São coisas simples, mas que se algum dia se danificarem podem fazer estragos muito avultados.
  • Etc..

Talvez esteja na altura certa para chamar alguém para verificar todos esses pontos da rede de águas. Chama um profissional e pede uma verificação e manutenção de todos os pontos. Não esquecer o lava-loiças, porque é uma torneira que usamos muito, mas também aquela torneira esquecida no jardim, que pode ter levado uma bolada no verão e estará a pingar.

Com isto, o que pretendemos é que usufruas da tua casa com o conforto que desejas e que tenha qualidade, eficiência e segurança para tal.

Junte-se à discussão

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Compare listings

Comparar