Decoração minimalista: como aplicá-la em cada divisão

São múltiplas as ideias e tendências para aplicar no mundo da decoração. Cada casa deve estar imbuída do estilo e caráter do seu dono. Algumas pessoas preferem casas peculiares e coloridas, outras preferem espaços modernos ou ecléticos e outras ainda por linhas limpas e minimalistas.

Se o teu estilo se encaixa no último exemplo de tendência que mencionamos, este artigo é para li. Nele encontrarás ideias-chave de decoração minimalista, o seu significado e exemplos deste tipo de tendência em cada divisão de uma casa (cozinha, casa de banho, sala e quarto).

O que é a decoração minimalista?

O termo minimalismo refere-se à tendência de reduzir ao essencial e útil, despojar os elementos em excesso. A famosa frase “menos é mais” atribuída ao arquiteto moderno Mies Van der Rohe é a base filosófica desta tendência.

Surgiu nos EUA no início dos anos 1960, dando continuidade à tradição geométrica americana e reagindo contra a predominância das tendências realistas e da pop art por parte de museus e colecionadores.

Com foco no design de interiores, esta tendência baseia-se na praticidade, na iluminação elegante e nos espaços vazios deixados pela eliminação de formas tridimensionais. Popularizou-se no final dos anos 1980 em Londres e Nova Iorque, onde a simplicidade, os elementos brancos, a iluminação fria e os grandes espaços com o mínimo de objetos e móveis eram as estrelas do momento.

ideias de decoração
Karolina Grabowska no Pexels

Influenciada pelo design e arquitetura tradicional japonesa, a decoração minimalista assenta na utilização de poucos e muito simples elementos para criar um espaço confortável e elegante, ou seja, reduzindo tudo ao essencial. A chave é seguir três regras fundamentais:

  • simplicidade,
  • naturalidade
  • e limpeza.

Essa influência oriental tem uma “perceção moral” sobre a natureza da verdade e persegue a essência dos materiais e objetos. Em suma, a ideia do minimalismo não é dispensar a ornamentação excessiva, mas sim que todos os detalhes sejam reduzidos a um estado em que nada mais possa ser removido para melhorar o design.

Chaves para uma decoração minimalista

Simplicidade e elegância são peças fundamentais, além do uso mínimo de materiais, escolha de cores conservadoras e funcionalidade em detrimento da estética. Estas são as chaves e características do minimalismo:

  • Ausência de móveis: foca o espaço em plantas e elementos funcionais, não em móveis;
  • Espaço livre: uma casa minimalista contém apenas elementos essenciais sem sacrificar o estilo, proporcionando praticidade sem recarregar;
  • Paredes “nuas”: as paredes devem seguir o conceito de ‘naked’. Nada de pinturas extravagantes ou decorações ostentosas. Uma opção é optar por espelhos para dar uma sensação de profundidade;
  • Evite a variedade de detalhes: o minimalismo é baseado na qualidade e não na quantidade
  • Importância da luminosidade: a iluminação ideal evitará o excesso de luzes artificiais, aposta na luz natural e tudo o que ela pode oferecer;
  • Sustentabilidade é relevante: eliminando o supérfluo e focando a atenção no prático, fica o necessário e o sustentável.
decorar a casa
Andrew Neel no Pexels

Como conseguir uma decoração minimalista?

Anota estas ideias para decorar cada divisão da casa:

  • Minimalismo na cozinha

Não acumules, este é o princípio do minimalismo que melhor se aplica a uma divisão da casa como a cozinha. Linhas limpas e retas, materiais simples e naturais, sem ornamentação excessiva são as chaves para ter sucesso com o minimalismo nesta parte da casa.

Cores neutras e superfícies lisas também são uma alternativa eficiente. Aposta em móveis lisos para evitar o peso visual excessivo e que façam parte de um acabamento mais clean e simples. Limpa as bancadas e integre os aparelhos para obter o efeito que procuras.

decorar a cozinha
Pexels
  • Minimalismo na casa de banho

Também podes incluir essa tendência na casa de banho. Em geral, estas divisões costumam conter apenas o necessário, tornando-se um local perfeito para aplicar esse estilo. Aposta em toques simples, estilo nórdico e poucos elementos visíveis. Concentra-te no design simples dos espelhos e iluminação. Esses elementos, juntamente com uma paleta de cores neutras que contrastam entre si, farão da casa de banho um exemplo de minimalismo e modernismo.

casa de banho
Pixabay
  • Minimalismo na sala de estar

A sala costuma ser a maior divisão da casa, e por isso pode ser um pouco assustador e até pensares que é mais difícil aplicar o minimalismo. Nada poderia estar mais longe da verdade. Opta por formas curvas, tanto em móveis quanto em elementos decorativos, pois conferem um aspeto elegante e suavizam o ambiente. Escolhe materiais naturais e uma paleta de cores em tons terrosos: com isso vais acertar com certeza.

design escandinavo
Freepik
  • Minimalismo no quarto

Esta divisão, tendo em conta as recomendações e características anteriores, é fácil de decorar com este estilo simples e prático. Aposta no branco e em tons neutros para diminuir o peso cromático e opta por móveis com estruturas geométricas. Elimine os objetos desnecessários e reduz ao mínimo os elementos decorativos. Apoia-te em texturas para criar mais dinamismo, como o vime num baú ou a madeira lisa e clara na cabeceira da cama.

quarto
Pixabay

Junte-se à discussão

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Compare listings

Comparar